quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Aulas sobre Reino Eukarya (Reino dos Animais) com o 2º Ano matutino



            Na Escola Estadual Teônia Amaral estamos estudando o Reino Eukarya (Reino Animal). Um reino bastante diversificado com as seguintes características: são organismos eucraiontes, pluricelulares, com diferenciação, na maioria deles, em tecidos, órgãos e sistemas. São todos heterótrofos, pois dependem direta ou indiretamente, para sua nutrição, de plantas terrestres ou de algas. A maioria movimenta-se por meio de células contráteis (células musculares), que constituem o tecido muscular. Quando adultos quase sempre têm tamanho e forma fixos, ao contrário das plantas, nas quais o crescimento frequentemente continua pela vida inteira do organismo.
            Na aula expositiva, o professor mostrou um álbum seriado descrevendo os animais inferiores que são todos os invertebrados: poríferos, cnidários, platelmintos, nematódeos, anelídeos, artrópodes, moluscos e equinodermos. 
            Em laboratório, além de mostrar alguns animais desse grupo, os educandos também observaram animais do grupo superior, o dos cordados: mamíferos, répteis, anfíbios e peixes. Há uma boa representação. Os estudantes fizeram perguntas e tiraram dúvidas. Ficaram curiosos com os fetos humanos que também estão expostos em conserva. 
             Foi uma aula proveitosa, na qual os educandos tiveram a oportunidade de assimilar e conhecer melhor sobre o Reino dos Animais. Em seguida, em sala de aula, o professor encaminhou atividades para aprofundar o conhecimento sobre o tema. As aulas sobre esse reino estão apenas começando e vamos estudar aspectos mais específicos.









Nenhum comentário:

Postar um comentário