quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Conchas de caramujos no sertão floraniense.

 
 Pomacea canaliculata - Fotos tiradas no sertão de Florânia
           Em um açude (reservatório de água) localizado nas proximidades da cidade de Florânia/RN o professor de Biologia, Canindé Silva, deparou-se com um amontoado de conchas de caramujos de água doce (aruás) Pomacea canaliculata, comuns nesses ambientes aquáticos nos períodos de chuvas. Estavam localizados no alto da parede. Podem ter subido na cheia e ali certamente serviram de alimento para predadores como o gavião caramujeiro (Rostrhamus sociabilis). O ambiente é favorável como habitat e para reprodução: densa vegetação aquática.

 
Caramujo vivo e gavião caramujeiro (imagens ilustrativas não obtidas no local)

Descrição e biologia
Pomacea canaliculata é um caramujo operculado de cor escura e com quatro longos filamentos que saem da cabeça. O opérculo, uma rígida estrutura conectada ao pé, serve para fechar a entrada da concha quando o caramujo nela se recolhe. Outra característica peculiar desta espécie é a presença do sifão, um tubo flexível que o caramujo projeta para a superfície d'água para obter suprimento de ar. A concha é globosa, dura, de coloração marrom-esverdeada, com faixas escuras em espiral. No ambiente natural esta coloração da concha nem sempre é perceptível devido ao acúmulo de barro e limo.

          A partir de 2,5cm de comprimento o caramujo-grande torna-se apto a reprodução, sendo então considerado adulto. Contudo, o crescimento não cessa e com três anos de idade os indivíduos podem atingir de 7 a 8cm ou mais de comprimento. O crescimento porém, ocorre em etapas alternadas com os períodos de reprodução. Ao contrário de outras espécies, o caramujo-grande não é hermafrodita, embora não haja distinção morfológica externa entre os sexos. A fecundidade é alta, com média de 4.500 ovos/fêmea e máximo de mais de 10.000 ovos/fêmea.É um molusco gastrópode da família dos ampularídeos, encontrado em rios e lagoas da América do Sul. Também é conhecido pelos nomes de ampulária, arauá, aruá-do-banhado, aruá-do-brejo, caramujo-do-banhado, fuá e uruá. Deixa seus ovos brancos, rosas ou alaranjados no caule de plantas aquáticas, em barrancos na margem dos rios ou na mata, no limite das inundações1 . É predado pelo gavião-caramujeiro.



Densa vegetação superficial aquática na qual os caramujos se reproduzem


Nenhum comentário:

Postar um comentário