sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Experiência química com o 1º ano. Polaridade das substâncias.



          Neste dia 18 de setembro de 2014 na Escola Estadual Teônia Amaral, Florânia/RN, foi realizado com a turma do 1º ano noturno um experimento no qual se fez a mistura da água com o óleo. Em seguida, foi adicionado o detergente. Com este simples experimento, demonstra-se que as substâncias podem ser polares e apolares, condição presente a nível atômico. 
          Quando, nos átomos, os prótons e elétrons são arranjados de forma equilibrada e não há diferença de eletronegatividade, a substância é apolar. Quando há diferença de eletronegatividade entre os átomos e ocorre deslocamento de carga na molécula, fica polar com cargas positivas e negativas, como se fosse uma pilha. Sabe-se que substância apolar não se mistura à substância polar, caso do óleo e água. 




          Percebe-se contudo que há substâncias que podem quebrar essa diferença e unir essas duas substâncias. Isso ocorre com o detergente, álcool e outros materiais de limpeza. Explica-se pelo fato de que essas substâncias têm as duas propriedades ao mesmo tempo, justificando o papel desses produtos no dia-a-dia. Os educandos, logo que associam o conhecimento científico ao empírico passam a compreender melhor a importância e a função das substâncias que são úteis em nossas casas e em nossa vida.





Nenhum comentário:

Postar um comentário