segunda-feira, 1 de setembro de 2014

GINCANA FOLCLÓRICA ESTUDANTIL


               A Gincana Folclórica Estudantil da Escola Estadual Teônia Amaral surpreendeu-me positivamente em relação a uma das provas elaboradas por Júnior Galdino. Ele, na prova que foi a última, se referiu à consciência ambiental. Em seguida, sugeriu que as equipes pedissem permissão a moradores da cidade que emprestassem gaiolas para trazer à escola, só que teriam que ser destruídas. 

               A equipe que trouxesse mais gaiolas teria o maior número de pontos na prova. Além dos pontos, como falou o próprio professor, é de uma importância imensa esse gesto, visto que prender animais em cativeiro não é bom e inclusive existem leis ambientais, o IBAMA entre outros que coíbem e proíbem essas práticas. Porém, cabe a nós também fazermos a nossa parte diante dessas atitudes ultrapassadas, retrógradas. Muitos acham lindo o pintassilgo, o galo de campina, o golinha, a rolinha, o periquito, a calopsita, etc. cantarem ou grasnarem em suas onomatopeias características. 

                Porém, eles não fazem isso para alegrar seus “donos” em retribuição aos alpistes ou frutinhas oferecidas a eles como alimentos. Na verdade, é o choro e o clamor deles que prefeririam permanecer em seus verdadeiros hábitats que são os ecossistemas naturais. Sem contar que prejudica o desenvolvimento das espécies, reprodução, pois, além de serem retirados da natureza e impedidos de nesta seguirem seu ciclo natural, a reprodução em cativeiro é restrita ou nula. A alimentação também nem sempre é adequada de acordo com os nutrientes que estes animais necessitam. 

               Portanto, tenhamos maior consciência ambiental. Quando quisermos apreciar e ouvir o canto dos pássaros, vamos à natureza. Aí percebemos que eles cantam bem mais felizes porque podem saltitar e voar livremente por onde quiserem, se alimentarem bem e se reproduzirem de forma contínua e adequada, garantindo assim sua perpetuação, não quebrando as cadeias e teias alimentares e evitando a extinção. 

Canindé Silva
Foto: Escola Teônia Amaral

Nenhum comentário:

Postar um comentário